Síntese
Conferência anual de investigação em Design que adopta o tema do clássico ensaio de Tomás Maldonado A Esperança Projectual, com o propósito de reflectir sobre o desempenho da criatividade em tempo de crise. O evento conta com um leque de conferencistas convidados, a par da apresentação de comunicações resultantes de um ‘blind call for papers’, a publicar.
Apresentação
Tem-se desperdiçado a oportunidade de reflectir sobre a vastidão dos problemas conceptuais e operativos colocados pelo Design, considerado como processo de projecto ou enquanto um produto que acentua a dialéctica do concreto. É da consciência dessa falta que nasce a vontade de proporcionar alguma sistematicidade à reflexão, criando rotinas de encontro capazes de gerar o sentido de comunidade de prática e de dar visibilidade a este corpus disciplinar, no todo e aos seus diversos ramos especializados, que vão da arte e da comunicação à indústria. Muitos dos temas discutidos pelos designers e pelos críticos e teóricos da cultura gravitam em torno da melhoria das condições de vida e do valor estético e económico dos produtos, tangíveis ou imateriais. Ou seja, o mundo do Design raramente é alheio aos problemas concretos da sociedade, embora seja frequentemente tomado por coisa supérflua, sobretudo nos meios mais refractários à incorporação de dinâmicas projectuais ou incapazes de alocar a criatividade a determinados fins.
A Esperança Projectual (1970) veio precisamente alertar para as diversas dimensões do Design que, pelo seu pendor ético, especulativo e económico, além das tradicionais dimensões técnicas e estéticas, ou até artísticas, podiam situá-lo na charneira entre o ambiente e a sociedade, onde surge com facilidade a Utopia.
No campo do Design, a função fenomenológica aparece aliada à sígnica -- a capacidade de criar alia-se à de ver --, cujas dinâmicas influem na aquisição de capacidade analítica sobre a interacção entre o entorno material e o ambiente humano. Nas sociedades de consumo, o Design aparece também entre a política e o indivíduo, pela intrínseca capacidade de dar forma ao desejo, ou seja, de racionalizar a necessidade e aculturar o prazer. Ora, estando o governo das coisas directamente ligado ao governo dos indivíduos, percebe-se melhor tanto a ambição de alguns artistas em liderarem a “revolução” como o apetite do poder pela “regulação” da arte.
Tanto na sua vertente visual como na material, o Design lida hoje com as previsões apocalípticas provocadas pela sobreprodução, pelo esgotamento de recursos e aumento de resíduos, agravadas pela rápida obsolescência dos bens, pela necessária optimização do trabalho e concomitante poupança energética, incorporando a necessidade de chegar a todos os públicos, incluindo os mais desfavorecidos. Mas se estes problemas acentuam a responsabilidade social dos designers, também têm contribuído para o desenvolvimento de estratégias de inovação capazes de lograr equilíbrios e de fornecer respostas que legitimam a progressiva desmaterialização, a racionalização do consumo ou mesmo a ordem económica estabelecida. Grande parte da paisagem humana é inexoravelmente ditada pelo Design. Pelo Design, aliás, as cidades tornaram-se objectos e factos de comunicação, quando não produtos. A imagem das cidades denuncia o confronto entre sistemas de signos e de marcas que suscitam interpretações semióticas capazes simultaneamente de contextualizar e de interpelar a ideologia e a vontade artísticas mais comuns. Esta espécie de arte popular acentuou as exigências de legibilidade e de eficácia. Chegando a provocar e agredir, permite actualizar os códigos e repertórios formais, aumentando a complexidade dos processos de comunicação.
A praxis projectual revela que a superação do estereótipo decorre da consciência crítica perante o concreto campo operativo e existencial do designer: a criação de realidade. Realidade que tem mudado a grande velocidade por força da introdução de novos meios, ligados tanto às artes performativas contemporâneas como aos meios e tecnologias de produção e comunicação, cujos interfaces não cessam de reconfigurar a experiência quotidiana.
Neste quadro, esta conferência procura responder a duas dúvidas fundamentais. A primeira será a de saber se o campo do Design (gráfico, visual, multimédia, industrial ou de moda) apresenta um lastro disciplinar ou académico comum, congregando um conjunto de pontos de vista inter e transdisciplinares, que permita continuar a pensar o Design em sentido lato. A segunda será a de perceber como pode o Design contribuir para desbloquear os impasses transversais a diversos campos da sociedade contemporânea, seja no campo cultural, social ou económico.
Pretende-se, pois, congregar um mosaico de contribuições que provenha directamente da investigação nos campos do Design e da suas teoria e tecnologia, mas também da estética, da semiótica, da antropologia, da sociologia e da cultura em geral. Pelo que se convidam todos os interessados a apresentar propostas nos seguintes painéis temáticos: 1. Comunicação; 2. Produto; 3. Teoria; e 4. Moda.
A Universidade da Beira Interior ministra neste momento seis cursos de Design, entre 1º e 2º ciclos. Dispõe de condições essenciais ao desenvolvimento de hábitos de reflexão centrados nos seus diferentes domínios. Através da DESIGNA, pretende abrir-se à rotina de cruzamento de actores de ideias, ciente de que a disseminação de conceitos é potenciada pelo trabalho colaborativo e em rede e que este depende muito da capacidade de convergência e encontro de investigadores em fora deste tipo.
Portugal precisa de Design! – A sociedade beneficia directamente do investimento criativo e a sobrevivência da indústria depende hoje da capacidade de inovação em produtos e serviços. A formação de designers favorece directamente o bem estar social, pela resposta a problemas concretos e, indirectamente, pela criação de valor que repercute no aumento da competitividade.
A par da componente científica, a conferência DESIGNA 2011 procura precisamente alertar para o facto de o investimento no talento poder ser visto como um factor de melhoria da qualidade de vida e até de resposta à famigerada crise.
25 NOVEMBRO Sexta-feira
9:00
Recepção e registo (Sala dos arcos, antiga biblioteca, Pátio da Parada da UBI)
9:30
Sessão de Abertura / Comissão de Honra (Auditório da Parada)
João Queiroz, Reitor da UBI
Joaquim Paulo Serra, Presidente da Faculdade de Artes e Letras
António Fidalgo, Director do LabCom
Catarina Moura, Comissão Executiva da DESIGNA
Henrique Cayatte, Presidente do Centro Português de Design
Nuno Sá Leal, Presidente da Associação Portuguesa de Designers
10:30
Que Esperança Projectual? Francisco Paiva, UBI, Comissão Executiva da DESIGNA
11:00
Coffee-break
ImÁudio_1a Vídeo multimédia, Helder Gonçalves, Mário Carvalho
11:15
The Role of Design: Yesterday and Today. Sheila Pontis, London, University of the Arts
12:30
Almoço
14:00 Livros de Provas. Jorge dos Reis, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
14:30
Painel 1 COMUNICAÇÃO
Moderação: Sara Velez | Afonso Borges | David Gorjão
8. Os Media Participativos e a importância do Cidadão e da Instituição enquanto Marcas mobilizadoras na área da Oncologia.
Nuno Duarte Martins, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, ID+. Heitor Alvelos, ID+, Universidade do Porto, INESC Porto. Daniel Brandão, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, ID+, Universidade do Porto
10.Comunidades Criativas Online: Uma análise das Interações Entre os Produtores e Consumidores de Criações Digitais.
Pedro Amado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Ana Veloso, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
18.Rotinas produtivas em Design de informação.
Cláudio Gabriel Ferreira, IPCA - LIPP . UBI – Labcom
28.Transmediation and Communication Design Practice.
Paulo Baudouin, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
44.Design de Ações Culturais Participativas: um Caso de Estudo no Centro Histórico da Cidade do Porto.
Daniel Brandão, ID+ / Universidade do Porto / Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Heitor Alvelos, ID+ / Universidade do Porto / INESC Porto. Nuno Martins, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, ID+, Universidade do Porto.
48.Design in the making: um olhar interpretativo da prática em design de comunicação.
Leonel Brites, Faculdade de Belas-Artes Universidade Lisboa.
52.Os processos de significação do livro num contexto de edição híbrida.
Ana Catarina Silva, LIPP_Laboratório de Imagem, Produção e Percepção, IPCA
54.Contributo para um Museu do Web Design Português: Preservar o projecto e o objecto imaterial.
Sandra Antunes, Universidade de Aveiro, ID+. Vasco Branco, Universidade de Aveiro, ID+.
58.Ilustração, breve reflexão sobre uma possível definição.
Marta Madureira, IPCA.
71.O impacto comunicativo da marca: apresentação de uma metodologia de avaliação da marca.
Álvaro Sousa, Universidade de Aveiro.
16:30
Coffee-Break
“Culpas, rezos y sacrilégios” (Museu de Lanifícios). Performance alusiva ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Inma Jiménez, Universidad del Pais Vasco
17:00h
Painel 2 TEORIA
Moderação: Fátima Caiado | Urbano Sidoncha
11.Design e pensamento lateral no ensino, para o estímulo da criatividade.
Liliana Reis de Jesus, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro; Escola EB 2,3 Florbela Espanca, Esmoriz. Rosa Maria Oliveira, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro; ID+ (Instituto de Investigação em Design, Média e Cultura, www.idmais.org. Isabel Amorim, Escola EB 2,3 Florbela Espanca, Esmoriz.
16.Design research in academic context.
Maria João Félix, EST/IPCA.
17.Drawing and project: tradition and innovation.The place of drawing in the project methodology.
Maria João Félix, EST/IPCA. Pedro Teixeira, EST/IPCA.
19.A alma dos objectos.
Manuel Albino, IPCA - LIPP. U. Minho. Paulo Simões, IPCA. U.Minho. Cláudio Ferreira, IPCA - LIPP. UBI – Labcom.
23.The fine arts, an important contribution for the design studies.
Maria Figueiredo, IADE- Creative University, Lisboa.
25.assignatures conceptuales: herramientas para proyectar.
Antoni Mañach, ESCOLA SUPERIOR DE DISSENY – ESDI.
29.A Campanha do Bom Gôsto ou Análise de uma Tentativa de Doutrina Estética num País Autoritário.
Carlos Bártolo, Univ. Lusíada de Lisboa e Instituto de História de Arte da FCSH/UNL.
30.Objectos de in-formação. Notas para uma discussão fenomenológica do design de comunicação.
Sara Velez Estêvão, FAL-Universidade da Beira Interior.
55. O Desafio do Design.
Pedro Cortesão Monteiro, CIAULD — Faculdade de Arquitectura da UTL / Universidade Lusíada, Lisboa
19:00
Conclusões
26 NOV – Sábado
10:00
Design Inclusivo - Renato Bispo, ESAD CR / Universidade de Aveiro
10:30
Proyectar cuando la incertidumbre aumenta - Inma Jiménez, Universidad del Pais Vasco
11:00
Coffe-break
11:15
Painel 3 PRODUTO
Moderação: Denis Coelho | Cláudia Teixeira
1. Perspectivas de Integração no Mercado de Trabalho dos Designers Industriais.
Denis Coelho, Universidade da Beira Interior.
9. SHARP: Colaboração e Desenvolvimento Parametrizável de Type Design.
Pedro Amado, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Ana Veloso, Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
15. Contributos para o estudo da forma: desenvolvimento de um modelo computacional aplicado à cadeira.
Sara Garcia, Faculdade de Arquitectura da UTL. Luís Romão, Faculdade de Arquitectura da UTL.
27. O método da biónica num projecto de design técnico.
Stefan Rosendahl, CICANT. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Alcina Pato, ESATI - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Vasile Ros, ESATI - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Marta Gonçalves, ISEDEC - UAlg.
31. Design de um boné com detector eletrônico de obstáculos para uso por deficientes visuais.
Nicea Nascimento, UBI. Rita Salvado, UBI. Francisco Borges, IFPB.
47. Novo normal.
Afonso Borges, UBI.
53. Design Automóvel Português - utopia ou solução?.
Paulo Dinis, CIAUD - Faculdade de Arquitectura da UTL. Fernando Moreira da Silva, CIAUD - Faculdade de Arquitectura da UTL.
61. O design de ourivesaria e joalharia em portugal no século xxi.
Cláudia Pedro Isidoro dos Santos Teixeira, UBI - Universidade da Beira Interior.
64. Novos territórios do design de produtos.
Ricardo Cabral, IPVC - ESTG. Liliana Soares e Aparo,IPVC- ESTG. Ermanno Aparo, IPVC-ESTG.
13:00
Almoço livre
14:30
Moda, ambiente, progetto. Una riflessione per il fashion design responsabile.
Giovanni Conti, Politecnico di Milano
15:00
Painel 4 MODA
Moderação: Rui Miguel | Rita Salvado
13. Desfile de Moda, Espectáculo de Arte e Design.
Ana Luiza Olivete, Universidade da Beira Interior.
24. Tailoring a future in which clothes grows from bacteria.
Marta Andreia Varela Ferraz, Isabel C. Gouveia Universidade da Beira Interior.
45. Vestuário inteligente e tecnológico em portugal: Análise das Necessidades do Mercado Português.
Gianni Montagna, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Hélder Carvalho, Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Cristina Carvalho, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
51. Vale do Ave – Tecer Outras Coisas.
Andreana Buest, Escola Artística e Profissional Árvore.
63. O «CorporativeWear» como proposta de Valorização dos Resíduos Têxteis enquanto agente de ReDesign de uma marca de vestuário Street-Wear.
Carla Morais, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Cristina Carvalho, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Cristina Broega, Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho.
67. A Indústria Criativa da Moda e o Design Português.
Alexandra Cabral, Designer / Investigadora de moda
70. Cultura de moda, Identidades e envelhecimentos do corpo revestido.
Geni Santos, Universidade de Aveiro.
78. Vestuário inteligente como uma extensão estética e funcional do corpo.
Isabel Trindade, Universidade da Beira Interior. Madalena Pereira, Universidade da Beira Interior. José Lucas, Universidade da Beira Interior. Manuel Santos Silva, Universidade da Beira Interior. Rui Miguel, Universidade da Beira Interior.
81.Valor percebido pelo consumidor e atributos para projetar o visual merchandising de marcas de Moda para E-commerce.
Paulo Martins, Madalena Pereira, Susana Azevedo e Rui Miguel, Universidade da Beira Interior
83. Criatividade e Sustentabilidade no Ensino Superior. Novos Modelos de Ensino/Aprendizagem em Design de Moda no Ensino Superior
Elsa Lima, Universidade da Beira Interior.
17:30
Conclusões
18:00
T-JAYS® Holographic Concert. Live Concert with 3D Virtual Band.
Rudolfo Quintas
Festa de encerramento (Sala dos Arcos e Pátio da UBI)
SUBMISSÃO DE ARTIGOS (Double blind referee)
A organização da conferência DESIGNA 2011, subordinada ao tema A Esperança Projectual, apela à apresentação de comunicações inéditas e com um pendor seminal nos domínios do projecto, da crítica e da teoria do design, a enquadrar nos seguintes painéis temáticos:
NORMAS
Abstract (PDF e RTF)
As propostas, até um máximo de 700 palavras, devem incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos e até 5 palavras-chave.
Submissão
O resumo deve ser submetido electronicamente no site da DESIGNA, que lhe atribuirá um código de identificação, a fim de que possa ser distribuído a dois revisores científicos sob garantia de anonimato.
Apresentação
A apresentação deve ser preparada para 15 minutos.
Critérios de arbitragem
Relevância, originalidade e adequação do texto aos propósitos da conferência.
Idiomas
Português, Castelhano, Inglês, Francês ou Italiano.
Calendário
A inscrição pode efectuar-se a partir do contacto da comissão executiva (designa.na.ubi@gmail.com) até ao dia 20 de Novembro, acompanhada das seguintes informações: Nome completo / Instituição / Profissão-Ocupação / ID Comunicação/Poster (quando aplicável) / e-mail de contacto. Para que a inscrição seja formalizada, é necessário submeter o comprovativo de pagamento. Os estudantes deverão anexar comprovativo da sua condição de alunos (certificado de matrícula).
Informação para pagamento:
Transferência bancária para Universidade da Beira Interior
NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
SWIFT-CODE: TOTAPTPL
Valor da inscrição geral: 40 euros
Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos): 20 euros
Contactos
Catarina Moura (designa.na.ubi@gmail.com)
AUTORES Os autores de comunicação aceite, a apresentar oralmente ou em poster, têm necessariamente que efectuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente, a qual os habilita a, entre outros: (1)Constar do programa oficial; (2) Receber a documentação; (3) Obter certificados de participação; e (4)Publicar o texto nas actas / proceedings da Conferência.
ISENÇÕES Estão isentos de pagamento da taxa de inscrição os membros da organização, das diversas comissões e os convidados.
ALUNOS A conferência é aberta aos alunos da UBI dos 1º, 2º e 3º ciclos, que podem assistir gratuitamente aos trabalhos dos diversos painéis, embora sem direito a obter documentação e certificados. Os alunos que pretendam aceder àquela documentação terão necessariamente de efectuar a inscrição e pagar a correspondente taxa. Não obstante, os alunos que pretendam assistir à conferência sem pagamento de inscrição, têm que efectuar o registo nos dias da conferência.
CoordenaçãoFrancisco Paiva Universidade da Beira Interior
Ana Leonor M. Madeira Rodrigues Fac. Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa
Anabela Gradim Universidade da Beira Interior
Anna Calvera Universitat de Barcelona
António Delgado Escola Superior de Arte e Design do Inst. Politécnico de Leiria
Cristina Azevedo Tavares Fac. Belas Artes, Universidade de Lisboa
Denis Alves Coelho Universidade da Beira Interior
Elena González Miranda Euskal Herriko Unibertsitatea /Universidad del País Vasco
Heitor Alvelos Fac. Belas Artes, Universidade do Porto
Hélène Saule-Sorbé Université Bordeaux 3
Inmaculada Jiménez Euskal Herriko Unibertsitatea /Universidad del País Vasco
Jacek Krenz Universidade da Beira Interior/UTGdansk
João Sousa Cardoso Universidade Lusófona do Porto
Joaquim M. Paulo Serra Universidade da Beira Interior
Jorge dos Reis Fac. Belas Artes da Universidade de Lisboa
José Bragança de Miranda Universidade Nova de Lisboa
Madalena Rocha Pereira Universidade da Beira Interior
Maria da Graça Guedes Universidade do Minho
Mário Bismarck Fac. Belas Artes, Universidade do Porto
Raúl Cunca Fac. Belas Artes, Universidade de Lisboa
Rita Salvado Universidade da Beira Interior
Rui Miguel Universidade da Beira Interior
Sheila Pontis London College of Comunication, University of the Arts, London
Teresa Franqueira Universidade de Aveiro
Urbano Sidoncha Universidade da Beira Interior
CONTACTS
CONTACTOS
Geral
designa.na.ubi@gmail.com
Comissão Executiva
Francisco Paiva . ftapaiva@gmail.com
Catarina Moura . catarinamoura@gmail.com
Secretariado
Mércia Pires +351 275242023 / ext. 1201
Madalena Sena +351 275242024 / ext. 1202
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
LABCOM - Online Communication Lab
Rua Marquês D'Ávila e Bolama 6200-001 Covilhã - Portugal
FINANCIAMENTO / APOIOS
© DESIGNA 2011
http://www.designa.ubi.pt/site/submissions/openconf.php