INTERFACE (s.f.) pressupõe, desde logo, um processo de interacção. É um conceito de conexão vulgarmente empregue na informática, electrónica, artes e comunicação, progressivamente em sentido mais virtual que material. Fenómeno óptico e háptico, eminentemente sinestésico, a interface expande a experiência e aumenta o sentido do real. Impõe-se culturalmente pelas múltiplas ligações e mediações tecnológicas e meta-tecnológicas que opera, conjugando opostos: o transparente e o opaco, o superficial e o profundo, o linear e o complexo.
As interfaces mais comuns baseiam-se em elementos visuais que executam comandos num dado sistema, software, rede ou dispositivo. Dependem do utilizador e transferem informação entre diversos domínios numa dada plataforma, fixa ou móvel. O design de interfaces trata precisamente do desenvolvimento de métodos, sistemas e objectos vocacionados para a conexão e a comunicação de seres humanos entre si, com e através das máquinas, em regra recorrendo a dispositivos visuais (GUI - Graphic User Interface) que articulam as componentes estéticas, funcionais e tecnológicas. A investigação neste domínio tem progredido muito, encontrando-se referências a interfaces em sentido figurado, literal ou analógico.
Sendo o design de interfaces uma actividade enquadrada por diversas normativas e convenções, convoca igualmente o conhecimento das condições culturais e a formação dos utilizadores potenciais. Qualquer interface possui a sua dinâmica própria, no modo como estabelece e opera a transição ou a comutação entre necessidades e meios, podendo ser avaliado pela sua eficácia e eficiência, tanto na perspectiva de quem as comanda como de quem as utiliza. Os parâmetros relevantes para essa avaliação passam necessariamente pela claridade e consistência da informação e das instruções. A preocupação com os aspectos funcionais e estéticos dos diversos dispositivos (devices) evoluiu para preocupações mais intangíveis que embora progressivamente conotadas com os ecrãs, são extensíveis aos âmbitos do design de comunicação e de produto e às diversas especialidades que neles colaboram ou intervêm com as suas competências específicas.
A ideia de interface, enquanto potencial de mediação é, pois, próxima da de infra-estrutura, de rede (network) e sobretudo da capacidade de relacionar, transferir ou condicionar informação ou energia, de interagir com outros sistemas ou objectos. Na era da cibernética e da electrónica, em que se ensaiam novos modelos de "presença", as interfaces catalisam as relações entre mundos que alteram o real e nos transformam enquanto pessoas. A generalidade das actividades humanas são hoje quase interdependentes e impensáveis sem tais dispositivos hipertextuais ou hipervisuais, simultaneamente acumuladores, distribuidores e geradores de sentido e de capacidades individuais e colectivas.
Interface é, pois, um conceito polissémico capaz de reposicionar a fronteira entre a natureza e o artifício, de fazer colapsar o paradigma mecânico por uma espacio-temporalidade difusa. Ao adoptar a ideia de interface como tema da sua terceira edição, a DESIGNA 2013 convoca uma plêiade de contributos provenientes das artes, do design, da arquitectura e das artes plásticas, dando-lhes a possibilidade de se intersectarem com outros domínios profissionais, científicos e tecnológicos.
Mantendo a sua lógica matricial, a DESIGNA propõe-se debater esta temática a partir de seis painéis: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino, convidando ao envio de propostas originais, a integrar no programa final sob forma de comunicação ou projecto.
Contamos convosco nos dias 21 e 22 de Novembro, na Universidade da Beira Interior.
Baixar o programa completo em PDF aqui, v. 2013.11.15
21 NOVEMBRO, Quinta-feira - Auditório da Parada UBI
9:00 Recepção e Registo
10:00 ABERTURA
11:00 Coffee-break
11:15 Keynote Speaker
12:30 Almoço (livre)
14:00 Painel 1 - COMUNICAÇÃO
16:30 Coffee-Break
16:45 Painel 2 - MULTIMEDIA
19:00 Mesa Redonda
20:00 Jantar/ Dinner (livre)
22 NOVEMBRO, Sexta-feira, Auditório da Parada UBI
9:00 Abertura / Opening
9:30 Guest Speaker
10:00 Coffee-break
10:15 Painel 3 - PRODUTO (Anfiteatro 2.12)
10:15 Painel 4 - MODA (Auditório Parada)
13:00 Almoço (livre)
14:00 Guest Speaker
14:30 Painel 5 - TEORIA (Auditório Parada)
14:30 Painel 6 - ENSINO (Anfiteatro 2.12)
17:30 Coffee-break
18:00 Showcase - Projectos / ideias
19:00 Festa de encerramento
CHRISTA SOMMERER
Artista de renome internacional que trabalha no campo da instalação informática interactiva e no design de sistemas generativos. É professora da Universidade de Arte e Design de Linz, na Áustria, onde preside ao Department for Interface Culture at the Institute for Media. Sommerer estudou Biologia (Botânica) na Universidade de Viena e Escultura moderna e Educação Artística na Academia de Belas Artes de Viena. Doutorou-se no CAiiA-STAR, University of Wales College of Art, Reino Unido.
Junto com Laurent Mignonneau, Sommerer deteve anteriormente posições na IAMAS - Academy of Media Arts and Sciences, em Gifu e no ATR Media Integration and Communications Research Lab, em Quioto, no Japão. Foram ambos investigadores visitantes no MIT em Cambridge, no Instituto Beckmann, EUA, e no NTT – InterCommunication Center, em Tóquio. Os seus trabalhos foram apresentados em mais de 150 exposições em todo o mundo e constam de diversas colecções. Foram galardoados com alguns dos mais conceituados prémios internacionais, por exemplo Ars Electronica (Linz , Áustria), Interactive Media Festival 1995 (Los Angeles, EUA), Multi Media Award'95, Japão e World Technology Award, em Londres 2001. Publicaram numerosos trabalhos de pesquisa sobre vida artificial, interactividade e design de interfaces e ministraram inúmeros workshops e palestras em universidades, congressos e simpósios internacionais. Sommerer é co-editora da revista LEONARDO, MIT Press e editou em 1998, com Laurent Mignonneau, o livro Art@Science, publicado pela Springer Verlag Vienna / New York (ISBN 3 -211-82953-9 ) .
JORGE SILVA
Jorge Silva, 55 anos, é especialista em design editorial e direcção de arte de publicações periódicas. Foi director de arte do Jornal Combate, entre 1978 e 2003, e d’ O Independente de 1991 até 2000, onde criou e desenvolveu várias remodelações gráficas e projectos para novos suplementos e revistas. Fez o projecto para a primeira revista de economia Fortuna. Entre 1998 a 2001 foi Director criativo do Salão Lisboa, mostra de banda desenhada e ilustração, organizado pela Bedeteca de Lisboa.
A convite da direcção do Público, criou em 1999 os suplementos Y e Mil Folhas, dos quais fez a direcção de arte nos anos de 2000 e 2001. Em 2002 transitou para a revista Pública onde ficou até 2004. Foi director de arte das revistas 20 Anos1997-1998) e Ícon (1999-2001). Em 2000 foi convidado para a remodelação da revista LER e em 2001 cria o atelier Silva!designers para desenvolver a revista LX Metrópole, da Parque Expo. De 2007 a 2011 ocupou as funções de Direcção de Arte do Grupo Editorial Leya. É responsável pelo blog http://almanaquesilva.wordpress.com onde conta as histórias da História da ilustração Portuguesa. Lecciona Direcção de Arte para mestrados na Faculdade de Belas Artes do Porto e Design no Curso de Edição Infantil na Universidade Católica, em Lisboa.
MARTA BORGES
Marta Borges (Porto, 1982) - Licenciada em Som e Imagem/Artes Digitais (UCP, Porto). Pós-graduada em Tipografia Digital (ESAD, Matosinhos). A concluir o mestrado em Design Gráfico e Projectos Editoriais (FBAUP, Porto). Trabalha como designer e comunicação (gráfico, editorial, expositivo), web/mobile e multimédia. Dá formação desde 2008/09 (ETG/Barcelos, IPCA; CESAE)
HERLANDER ELIAS
Licenciado em Comunicação, Mestrado em Videojogos, Doutorado em Anime. Professor em Comunicação Estratégica, investigador do LabCom – Online Communication Lab, em Cinema e Multimédia, na Universidade da Beira Interior, Covilhã. É Autor de um dos primeiros livros sobre cibercultura: Ciberpunk - Ficção e Contemporaneidade. Neste momento dedica-se a tecnologias e Digital Branding e o seu livro mais recente: Post-Web na editora FormalPress está já disponível Amazon.com.
A inscrição pode efectuar-se a partir do contacto da comissão executiva (designa.na.ubi@gmail.com), acompanhada das seguintes informações:
1. Nome completo
2. Instituição
3. Profissão-Ocupação
4. ID Comunicação/Poster (quando aplicável)
5. e-mail de contacto
6. NIF (Número de Identificação Fiscal a constar no recibo)
7. Morada
Para que a inscrição seja formalizada, é necessário submeter o comprovativo de pagamento. Os estudantes deverão anexar comprovativo da sua condição de alunos (certificado de matrícula).
Informação para pagamento:
Transferência bancária para Universidade da Beira Interior
NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
SWIFT-CODE: TOTAPTPL
Valor da inscrição geral: 60 euros
Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos): 30 euros
O valor da inscrição não inclui almoços e/ou jantar.
Contactos
Catarina Moura (designa.na.ubi@gmail.com)
AUTORES
Os autores de comunicação aceite, a apresentar oralmente ou em poster, têm necessariamente que efectuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente, a qual os habilita a, entre outros: (1) Constar do programa oficial; (2) Receber a documentação; (3) Obter certificados de participação; e (4) Publicar o texto nas actas / proceedings da Conferência.
ISENÇÕES
Estão isentos de pagamento da taxa de inscrição os membros da organização, das diversas comissões e os convidados.
ALUNOS
A conferência é aberta aos alunos da UBI dos 1º, 2º e 3º ciclos, que podem assistir gratuitamente aos trabalhos dos diversos painéis, embora sem direito a obter documentação e certificados. Os alunos que pretendam aceder àquela documentação terão necessariamente de efectuar a inscrição e pagar a correspondente taxa. Não obstante, os alunos que pretendam assistir à conferência sem pagamento de inscrição, têm que efectuar o registo nos dias da conferência.
1. APRESENTAÇÃO ORAL
Cada comunicação oral terá a duração máxima de 15 minutos, no idioma e com os recursos que os autores entendam convenientes. O material gráfico e audiovisual pode ser enviado previamente (até ao dia 20 de Novembro) ou reproduzido no momento a partir de uma pen-drive.
2. POSTER
Os posters serão exibidos em formato multimédia (6 imagens .jpg) ou impresso (A1) num espaço contíguo (Sala dos Arcos). As apresentações digitais serão temporizadas como diaporama (30 segundos por slide) e separadas por um interlúdio graficamente normalizado. O material a projectar deve ser enviado até ao dia 20 de Novembro para e-mail: designa.na.ubi@gmail.com
3. PROJECTOS
Os projectos serão apresentados oralmente (10 min.) e exibidos em formato multimédia (6 imagens .jpg) ou impressos (A1) na Sala dos Arcos pelos autores no Showcase. O material a projectar deve ser enviado até ao dia 10 de Novembro para e-mail: designa.na.ubi@gmail.com
4. PUBLICAÇÃO DAS ACTAS / PROCEEDINGS - Artigo Completo
O artigo correspondente à comunicação deverá ser enviado à organização até 31 de Dezembro de 2013.
O incumprimento deste prazo implica a exclusão da publicação das actas / proceedings da conferência. Os elementos devem ser enviados para o e-mail: designa.na.ubi@gmail.com
TEXTO
Um único ficheiro de texto referenciado com o ID de submissão, em formato .rtf, .doc ou .odt (não se aceita .pdf) com a mínima formatação e o seguinte teor:
- ID de submissão / nº de registo;
- Título do artigo;
- Nome do(s) Autor(es);
- Categoria(s);
- Instituição;
- Contactos;
- Identificação do Painel;
- Abstract em Inglês (<1.000 caracteres c/ espaços);
- Palavras-chave (máximo 5);
- Corpo do artigo/ Full paper (<10.000 caracteres c/ espaços) em qualquer idioma;
- Referências bibliográficas abreviadas no corpo do texto (AUTOR, ano: página) e completas no final;
- Quaisquer notas aparecem no final e integram o cômputo de caracteres;
- Legendas das imagens, indicando créditos, no final ou no local da respectiva inserção.
IMAGENS
As imagens (ficheiro .jpeg, .png, .tiff, .ai) devem ser enviadas em ficheiros separados (máximo 8) ou pasta autónoma, identificadas com o mesmo prefixo do texto (ID de submissão) e numeradas em série, seguindo o exemplo: ID23-01.jpg,...
NOTA
A publicação em papel ou electrónica não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da taxa de inscrição na conferência. O envio destes elementos pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior, permanecendo a propriedade intelectual, para os devidos efeitos, dos autores. A autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.
SCIENTIFIC COORDINATION
Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT
SCIENTIFIC COMMITTEE
Ana Leonor Madeira Rodrigues . FA Un. Técnica de Lisboa PT
Anabela Gradim . FAL Universidade da Beira Interior PT
Anna Calvera . FBA Universitat de Barcelona ES
António Delgado . ESAD Instituto Politécnico de Leiria PT
Cristina Azevedo Tavares . FBA Universidade de Lisboa PT
Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT
Denis Alves Coelho . FE Universidade da Beira Interior PT
Elena González Miranda . FBA Universidad del País Vasco ES
Heitor Alvelos . FBA Universidade do Porto PT
Fátima Caiado . FAL Universidade da Beira Interior PT
Helena Barbosa . DCA Universidade de Aveiro PT
Hélène Saule-Sorbé . FBA Université Bordeaux3 FR
Inmaculada Jiménez . FBA Universidad del País Vasco ES
Jacek Krenz . FE Universidade da Beira Interior / UTGdansk PL
João Paulo Queiroz . FBA Universidade de Lisboa PT
João Sousa Cardoso . Universidade Lusófona do Porto PT
Joaquim M. Paulo Serra . FAL Universidade da Beira Interior PT
Jorge dos Reis . FBA Universidade de Lisboa PT
José Bragança de Miranda . Universidade Nova de Lisboa PT
Madalena Rocha Pereira . Universidade da Beira Interior PT
Maria da Graça Guedes . Universidade do Minho PT
Mário Bismarck . FBA Universidade do Porto PT
Paulo Freire Almeida . EA Universidade do Minho PT
Paulo Luís Almeida . FBA Universidade do Porto PT
Raul Cunca . FBA Universidade de Lisboa PT
Rita Salvado . FE Universidade da Beira Interior PT
Rui Miguel . FE Universidade da Beira Interior PT
Sheila Pontis . UCL University College London UK
Teresa Franqueira . DCA Universidade de Aveiro PT
Urbano Sidoncha . FAL Universidade da Beira Interior PT
Download full DESIGNA2013 program
O Call for Papers encontra-se encerrado.
Obrigada pelo seu interesse.
-
SUBMISSÃO DE ARTIGOS (Double blind referee) PDF
A organização da DESIGNA2013 - Conferência Internacional de Investigação em Design, convida à apresentação de propostas de comunicações inéditas com pendor seminal sobre o tema genérico > interface, a enquadrar nos seguintes painéis temáticos:
1. Comunicação
2. Multimédia
3. Produto
4. Moda
5. Teoria
6. Ensino
NORMAS
Abstract (.rtf, .doc ou .odt)
As propostas, até um máximo de 1000 palavras, devem incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos e até 5 palavras-chave.
Submissão
O resumo / abstract deve ser submetido electronicamente através da plataforma de submissões do site da DESIGNA (www.designa.ubi.pt), que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a dois revisores científicos sob garantia de anonimato.
Critérios de arbitragem
A comissão científica excluirá todas as propostas que não demonstrem relevância, originalidade e adequação ao tema e propósitos da conferência.
Poster
Às propostas que não forem seleccionadas para integrar os painéis no formato de comunicação oral, mas que ainda assim cumpram os critérios de arbitragem indicados, será dada a possibilidade de integrarem o programa da conferência no formato de poster.
Idiomas de trabalho
Português, Inglês e Castelhano
Apresentação
A apresentação oral das comunicações na conferência deverá ser preparada para 15 minutos.
Artigo completo
A versão integral da comunicação apresentada deverá ser enviada à organização até um mês após a data de realização da conferência, segundo normas próprias, a divulgar oportunamente. O incumprimento deste prazo implicará a exclusão do artigo da publicação final das actas (proceedings) da conferência.
Inscrição
Geral, incluindo autores - 60€
Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos) - 30€
Notas
1. A data limite para submissão de propostas de comunicação não será prorrogada.
2. A publicação em suporte de papel ou electrónico das actas/proceedings não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da inscrição na conferência.
3. O envio das comunicações pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior.
4. A obtenção da autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.
A organização da DESIGNA 2013 - Conferência Internacional de Investigação em Design, convida à apresentação de projectos e ideias sobre Interface, a enquadrar nos seguintes painéis:
1. Comunicação
2. Multimédia
3.Produto
4. Moda
5. Teoria
6. Ensino
Esperam-se propostas pluridisciplinares de artistas, designers, arquitectos,
estudantes ou outros agentes criativos, que explorem de forma inovadora e
original a temática da conferência sob a forma de projectos, portfolios,
performances, produtos ou ideias.
NORMAS
Submissão
As propostas devem ser submetidas por e-mail (designa.na.ubi@gmail.com) até 15 de Outubro, integrando uma breve memória descritiva e visual com referência aos moldes de apresentação.
Critérios de selecção
A comissão científica apreciará todas as propostas em função da relevância, originalidade e adequação ao tema e propósitos da conferência.
Idiomas de trabalho
Português, Inglês e Castelhano
Apresentação
A exibição destes projectos decorrerá na sala principal da conferência ou em sessão paralela na Sala dos Arcos. Tratando-se de uma projecção visual não deve exceder os 10 minutos. Se consistir numa apresentação ou exposição em suporte material, deve ser apresentado em módulos ou painéis de formato A1. As performances e casos especiais serão analisadas caso a caso.
Entrega
A versão integral da apresentação deverá ser enviada à organização até ao dia 10 de Novembro, a fim de poder figurar no programa oficial. O incumprimento deste prazo implicará a exclusão da conferência e respectivas actas (proceedings).
Inscrição
Geral (incluindo autores) - 60€
Estudantes (1º, 2º e 3º Ciclos) - 30€
Geral
designa.na.ubi@gmail.com
Comissão Executiva
Francisco Paiva . fpaiva@ubi.pt
Catarina Moura . catarinamoura@gmail.com
Secretariado
Mércia Pires +351 275242023 / ext. 1201
Madalena Sena +351 275242024 / ext. 1202
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
LABCOM - Online Communication Lab
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6200-001 Covilhã - Portugal (ver Mapa)
© DESIGNA 2013
15/06 - Abertura do Call for Papers
15/09 - Data limite para submissão do resumo / abstract
15/09 - Abertura do Call for Projects / Ideas
01/10 - Notificação de aceitação
15/10 - Data limite para submissão de projectos / ideias
31/10 - Limite para inscrição dos autores
01/11 - Divulgação do programa final
21-22/11 - Conferência