Free Download at LABCOM.IFP/ARS
DESIGNA 2016 ERRO(R) Proceedings
Francisco Paiva, Catarina Moura (Eds.)
Edition: University of Beira Interior / labcom.ifp
Collection: Ars
Year of edition: 2016
ISBN: 978-989-654-361-7
A DESIGNA - Conferência Internacional de Investigação em Design, adopta o “Erro” como mote da 6ª edição.
Tradicionalmente depreciado por corporizar o insucesso, a falha, o engano, a incorrecção, a ignorância ou mesmo o disparate, o “erro” tem um potencial especulativo incalculável, desde logo por se opor à quase hegemónica cultura do progresso e do sucesso, que tanto inspira a actividade do Design. Pensamos que é um tema sugestivo, tanto para o projecto como para a teoria e a crítica dos padrões de similitude e diferença face à norma ou à expectativa, centrais na prática e na formação dos designers.
O erro reporta desde logo à acção de vaguear, ao desvio, ao engano e à incerteza, mas também à ilusão que possibilita a assunção de consciência e à dúvida capaz de clarificar o propósito de um programa e de um projecto. O erro tem obviamente custos, mas também tem valor.
No campo do Design, o significado do erro tem sido subestimado, pois comporta um potencial performativo capaz de anular o estigma da “falha” que até a escatologia religiosa lhe atribui. O erro abre campo ao inesperado, é capaz de revelar dimensões involuntárias e surpreendentes de um processo e de um sujeito. Mais do que o erro absoluto, pensamos no erro relativo. No erro que não diminui, antes amplia as possibilidades do processo. No erro necessário.
Considerar que o erro permite progredir é uma questão complexa, quase paradoxal, que demanda a exploração de múltiplas pistas, respostas e variáveis. Importa saber em que medida o erro como excepção conta no processo de aprendizagem, seja por nos demonstrar os limites da regra ou por ser um passo necessário no aperfeiçoamento ou na compreensão de assuntos cujos contornos fogem a uma “verdade”, revelando o improvável capaz de abalar os quadros mentais mais positivistas, na medida em que as correcções e as emendas aumentam o grau de consciência do sujeito face a uma determinada situação.
Embora o erro permita obter experiência e conhecimento, aumentando a resiliência, permanece na sociedade contemporânea como o paradigma daquilo que não pode ou não deve ser feito. O modo de relação com o erro denota, pois, a maturidade e a capacidade de uma determinada pessoa ou comunidade lidarem com os seus limites culturais. Havendo distintos tipos de erro, do coração, de vontade, de acção, etc., apenas quem ousa é capaz de errar.
Ao assumir este risco, a Designa deste ano convoca olhares críticos sobre os processos e os objectos de design não homologados, capazes de provocar estranheza, de produzir uma análise da desconformidade, da incerteza e dos intentos falhados que a complexidade do mundo comporta.
NUNO SARAIVA - Ilustrador, autor de banda desenhada, professor e street artist. É colaborador assíduo na imprensa portuguesa, com destaque para os jornais Expresso, Sol, Público e Time Out Lisboa. Lecciona workshops de ilustração e banda desenhada na Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, entre os quais cartoon político e BD erótica. Prémio El Corte Inglès 2010. Jurado do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual e de vários Festivais de cinema de animação e ilustração. Voluntário da Associação Renovar a Mouraria. Dos seus trabalhos destaca "Filosofia de Ponta" (1995) e “Tudo isto é Fado!”, premiado Melhor Album de BD 2016. Criador das imagens para as festas de Lisboa promovidas pela EGEAC. (®photo Vitorino Coragem) http://cargocollective.com/nunosaraiva
RAQUEL ASENSI - Especialista em cerâmica artística pela UPV-EHU, trabalhou na conhecida fábrica galega de porcelana Sargadelos. As suas peças têm sido expostas em diversas galerias como a Mutuo, de Barcelona ou a Cosmos e apresentadas em mostras internacionais como a BLV-ART, em Bilbau. As suas peças de design de autor provocam uma tensão entre a forma e o conteúdo, fazendo apelo a processos intuitivos e sensoriais e à extensão material do corpo. Desenvolve uma investigação em arte contemporânea sobre la influência das perspectivas feministas nas práticas artísticas. Recebeu diversos prémios e integra colecção permanente das Juntas Generales de Bizkaia.
O HOMEM DO SACO - Juan Yusta, Luís Henriques e Ricardo Castro - O Homem do Saco é um atelier colectivo de tipografia, edições e impressões situado em Lisboa. Por regra (ou sem ela), mistura técnicas de impressão: a tipografia de caracteres móveis, a serigrafia e a gravura (sem desdenhar a impressão digital ou o offset, em edições de maior tiragem). Imprime cartazes, plaquetes e edições com poucas dezenas de exemplares. Nos trabalho e nas edições das várias chancelas conviventes no ateiler do Homem do Saco (Landscapes d’Antanho, Pianola, Momo, Diário de um Ladrão, 100 cabeças, troppo inchiostro, O Homem do Saco, Edições do Tédio...) reina o saber de experiência feito.
SANDRA NETO - Licenciada em Arquitetura pela Universidade de Lisboa; Mestre em Teoria da Arquitetura pela Universidade Lusíada; Doutora pela Universidade da Beira Interior. Urbanista na CCDR do Algarve. Docente nos cursos de Arquitetura e de Design do ISMTG e em Design e em Cinema, Multimédia e Audiovisuais da Universidade Lusófona de Lisboa. Publicou trabalhos de investigação entre artigos e comunicações ligadas ao Desenho Criativo, ao Urbanismo e ao Projeto.
MIGUEL SANTIAGO - Director no Mestrado Integrado de Arquitectura na UBI. É investigador do CITAD. É doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa. Tem livros, artigos e obra publicada. Tem orientado inúmeros estágios, várias dissertações de mestrado e de doutoramento; organizado e participado num conjunto de conferências, assim como em congressos e workshops nacionais e internacionais.
IDALINA SIDONCHA - Licenciada e mestre em
Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e
doutorada em História da Filosofia e da Cultura Portuguesa pela
FCSH da Universidade Nova de
Lisboa. Atualmente, é investigadora do LabCom.IFP e professora
auxiliar convidada no Departamento de Comunicação e Artes da
Universidade da Beira Interior. Lecciona unidades curriculares afectas
a várias áreas científicas e tem
dedicado a sua investigação aos temas da Estética, Filosofia da
Arte, Filosofia do Conhecimento e Epistemologia das Ciências da
Cultura. É autora do livro O Problema do Conhecimento em
Francisco Sanches, editado 2013 pela INCM.
JORGE DOS REIS - Master of Arts pelo Royal College of Art, Doutorado em Design de Comunicação pela Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas-Artes onde fundou e dirige o Mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas. Tem uma actividade dual enquanto projectista e artista: faz design gráfico e tipográfico desde 1996 em atelier próprio; expõe desenho e faz performance, realizando exposições individuais e participando em mostras colectivas.
DANIEL RAPOSO - Designer de Comunicação e Professor de Design na ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde desenvolve investigação de Pós-Doutoramento enquanto membro do CIAUD; mestre em Design pela Universidade de Aveiro, com a dissertação “Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código”. Integra o conselho científico de diversas revistas e congressos internacionais. Em conjunto com Joan Costa, coordena a coleção “Design, Comunicação e Publicidade” da Dinalivro Edições. É autor de livros e artigos sobre Design de Identidade Visual e Imagem Corporativa, bem como sobre tipografia.
* em actualização / updating (2016.11.21 - 19:29)
DESIGNA 2016 / ERRO(R)
Conferência Internacional de Investigação em Design
International Conference on Design Research
Universidade da Beira Interior, Portugal
University of Beira Interior, Covilhã, Portugal
24 NOVEMBRO - Quinta-feira / NOVEMBER, 24th - Thursday
Venue: Auditório da Parada
9:00
Recepção e registo / Reception and registration
9:30
ABERTURA / WELCOMING SESSION
António Fidalgo, Reitor da Universidade da Beira Interior
Paulo Serra, Presidente da Faculdade de Artes e Letras
João Correia, Director do LabCom.IFP
Catarina Moura, Comissão Executiva
Francisco Paiva, Coordenação Científica
10:00
Nuno Saraiva - Errata: onde se diz "cliente", leia-se "censor"
10:30
WORKSHOP Venue: Sala 2.09 - Um saco cheio de erros - Oficina de cartazes - Pequena oficina de tipografia e de impressão em serigrafia com O Homem do Saco (participação limitada mediante inscrição prévia - informações: designa.na.ubi@gmail.com)
11:00
EDUCAÇÃO / EDUCATION (parallel sessions) Venue: Auditório da Parada
Moderação / Moderation: José Domingues
Sandra Neto / Miguel Santiago - “A topologia informal do Erro no Desenho”
11:15
ID386 Dissonâncias entre o pensamento e a ação na construção de ambientes para futuros desejáveis: reflexões sobre demandas em design - Samantha Moreira, André Silva, Brasil
ID390 Cultura do erro: a transdisciplinariedade dos cursos de design e comunicação favorece a integração entre universidades e mercado - Nilton Arruda, Brasil
ID394 Estamparia artesanal: marcas de aprendizagem - Aymê Okasaki, Antonio Kanamaru, Brasil
ID411 Serendipitous Information and the Design Process: A Case Study - Ricardo Melo, Marta Santos, Pedro Cardoso, Miguel Carvalhais, Portugal
ID427 Interferência da imagem ótica na perceção de um espaço - Paulo Freire de Almeida
ID436 Productos interactivos que potencian la motivación en el aprendizaje en procesos de diseño, bajo principios de gamificación - Luis Hernando Montoya, José Rafael González, Colômbia
ID454 Sprint Design Jam: an accelerated approach for design methodology learning in higher education - Luís Frias, Farley Fernandes, Portugal
11:00
TEORIA / THEORY (parallel sessions) Venue: Sala dos Conselhos
Moderação / Moderation: Francisco Paiva
Idalina Sidoncha - “Há Erro na Criação Artística? A resposta hollandiana”
11:15
ID377 O erro – entre o belo e o feio na Ilustração - Ana Albuquerque, Portugal
ID378 Design para a Inovação Social - Renata Gastal Porto, Brasil, Ana Thudichum Vasconcelos, Portugal, Rita Assoreira Almendra, Portugal
ID393 Reflexão sobre a criação de conhecimento em Design de Informação - Mécia Sá, Miguel Carvalhais, Francisco Providência, Portugal
ID406 ¿Diseños errados? Una cuestión semiótica sobre el diseño de sistemas de productos - Laura Fernanda Parra Sepúlveda, John Jairo Cardozo Vasquez, Colômbia
ID415 A relevância da infografia digital nos jornais online - Júlio Costa Pinto, Portugal
ID448 Nuestros primeros diseñadores: Pioneros del Diseño Gráfico en el Valle del Cauca (Colombia) - Diego Bermudez, Colômbia
ID449 A percepção simbólica da imagem - Karl Georges Gallao, Alberto Cipiniuk, Brasil
13:00
Lunch (free/non-institutional)
14:30
MODA 1 / FASHION 1 (parallel sessions) Venue: Auditório da Parada
Moderação / Moderation: Rita Salvado
Lançamento dos livros:
Espaços de Moda Geográficos, Físicos e Virtuais, com a presença de Isabel Cantista (Coordenadora e autora) e Caroline Loss (autora); e
Moda, Música e Sentimento, com a presença de Rafaela Norogrando e Alfonso Benetti (Organizadores e autores)
15:30
ID372 Tríade dos estudos de tendências: pensamento sistêmico, complexidade e transdisciplinariedade - Sandra Rech, Brasil, Valter Cardim, Portugal
ID373 A pesquisa qualitativa como processo para investigação de tendências - Sandra Rech, Brasil, Valter Cardim, Portugal
ID399 Erro: O não-reaproveitamento de resíduos de couro bovino e da tilápia no projeto de calçados - Bruno Palazzi, Caroline Almeida, Lara Dahas, Maria Rozimeire Augusto, Milton Galvani, Renata Tesoni, Tandara Hoffmann, Regina Aparecida Sanches, Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
ID400 A assimetria na arte e na moda ocidental da virada do século XX - Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos Anacleto, Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
16:30 Coffee Break
16:45
Moderação / Moderation: Catarina Moura
ID407 Development of handcrafted fashion products using circular knit waste - Cristiane Eloisa Bertoluci, Francisca Dantas Mendes, Regina Aparecida Sanches, Brasil
ID408 Moda e Cultura Popular Paulista:Contribuições e Possibilidades" - Laura Ayako Yamane, Nelson da Silva, Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
ID412 Cutura viva é o que se encontra no JAMAC por meio da estamparia manual - Nelson da Silva, Laura Ayako Yamane, Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
ID417 Alfaiataria masculina em artigos de malha para deficientes físicos cadeirantes - Letícia Nascimento de Souza, Suzana Avelar Gomes, Cláudia Garcia Vicentini, Regina Aparecida Sanches, Brasil
ID420 Uso do “Body Scanner” no desenvolvimento de tabelas de medidas de corpo para idosas - Ana Maria Cardoso, Regina Aparecida Sanches, Brasil
ID421 Proposta de desenvolvimento de malhas fabricadas a partir de fios desfibrados de resíduo de denim e de poliéster reciclado de garrafas pet - Ana Luiza De Rosa, Cristiane Eloisa Bertoluci, Larissa Maria Ribeiro da Silva, Poema Lourenzo, Tais Remunhão, Wanderley Kawabe, Maria Silvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches, Brasil
14:30
PRODUTO 1 / PRODUTO 1 Venue: Sala dos Conselhos
Moderação / Moderation: Júlio Londrim
ID384 Tutoria Projetual no Design Industrial Orientada para a Singularidade e a Competitividade - Denis Coelho, Portugal
ID385 Productos híbridos. Un estudio de conceptos - Mario German Garcia Gonzalez, John Jairo Cardozo Vazquez, Colômbia
ID387 Iluminação e saúde: o efeito de céu estrelado na humanização dos espaços de tratamento - Ana Cristina Daré, Portugal, Wilson Sallouti, Brasil
ID389 Design e conspiração: gambiarras, subversões e outras desobediências - Cristiane Mesquita, Robson Santos, Brasil
ID392 Análise da Longa-Metragem “Inside Out” da Disney/Pixar - Relação entre Emoção e Design das Personagens - António Ferreira, Pedro Mota Teixeira, Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão, Portugal
ID397 Identificación de atributos de género en el diseño y desarrollo de juguetes para la tercera infancia - Luis Carlos Pérez, Nelida Ramírez, Colômbia
16:00 Coffee Break
ID398 Searching meaning through procedurality in computational artefacts - Miguel Carvalhais
ID404 Análise do storyboard na metodologia projetual do cinema de animação e dos motion graphics - Pedro Mota Teixeira, Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão, António Ferreira, Portugal
ID430 Arte, artesanato e design em compartimentos estanques: ERRO - Maria Sílvia Barros de Held, Brasil, Fernando Moreira da Silva, Portugal
ID431 Proposta de procedimento para desenvolvimento de produtos sustentáveis têxteis a partir de sobras dos materiais de Micro e Pequenas Confecções - Fernanda Marinho, Regina Aparecida Sanches, Brasil
ID439 Sete Palheiras – estudo de caso para a preservação da memória e identidade cultural local através do multimédia - Filipa Matias, Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelos, Portugal
ID441 A dimensão imprevisível do trabalho de campo no design contextual e participativo: o caso do roubo da câmara de filmar - Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Pedro Mota Teixeira, António Ferreira, Portugal
ID442 Chés — do desenho de uma cadeira “errada” ao desenvolvimento de um território simbólico partipado - Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelos, Portugal
ID450 O erro e o desafio da inovação: um estudo sobre a indústria do perfume - Daniela Ferreira, Maria Silvia Barros de Held, Brasil
18:30
Inauguração da Exposição / Inauguration of the Exhibition
FRAGAS FALANTES - Vinte Anos, Vinte Tipos de Letra (1996 - 2016)
SPEAKING STONES - Twenty Years, Twenty Typefaces (1996 - 2016)
Jorge dos Reis
20:00 Jantar / Dinner (Livre / Free)
25 NOVEMBRO - Sexta-feira / NOVEMBER, 25th - Friday
9:00 Opening
9:30
MULTIMÉDIA / MULTIMEDIA (parallel sessions) Venue: Auditório da Parada
Moderação / Moderation: Urbano Sidoncha
Convidado / Keynote speaker
Daniel Raposo - “Algumas lições a partir da análise de erros de Branding”
9:45
ID382 A utilização de fundamentos de Engenharia Kansei como proposta de gerência digital de referências criativas e de composição colaborativa de mood boards - Alex Maldonado Bernardes, Portugal
ID391 CGI system Error - Paschalis Paschalis, Chipre
ID405 O espaço da vitrine: um caso de estudo - Ana Cristina Daré, Portugal
ID456 Contributos de design para o desenvolvimento de um produto dirigido a indivíduos afetados por demência - Ana Sofia Esteves, Ana Filomena Curralo e Maria Isabel Amorim, Portugal
ID457 Nova estética Glitch - erro icónico - Flávio Hobo, Herlander Elias, Portugal
ID458 À procura do erro: apresentação de uma metodologia para avaliar o design de websites municipais - Valeriano Piñeiro-Naval, Espanha, Joaquim Paulo Serra, Portugal
13:00 Lunch (free/non-institutional)
9:30
PRODUTO 2 / PRODUCT 2 (parallel sessions) Venue: Sala dos Conselhos
Moderação / Moderation: Denis Coelho
Raquel Asensi - “Artefactos Cerámicos. Conceptos y procesos de una práctica artística feminista vinculada a la cerámica”
9:45
ID401 Lost in representation - Filipa Barradas, Portugal
ID413 Ferramentas de avaliação emocional aplicado ao design de mobiliário macio - Sonia Jaconiano, Joana Cunha, Bernardo Providência, Portugal
ID423 Colección de Objetos, desde lo semiótico y ritual - Daniela Castillo Gallego, John Jairo Cardozo Vasquez, Colômbia
ID432 Comportamento biológico e ausência de erro – uma taxonomia inspiradora de inéditas interações, experiências e comportamentos com artefactos tecnológicos - Pedro Bandeira Maia, Nuno Dias, George Stilwell, Portugal
ID444 Wandering With Textiles - Secil Ugur Yavuz, Itália, Rita Salvado, Pedro Araújo, Portugal, Nitzan Cohen, Itália
13:00 Lunch (free/non-institutional)
14:30
COMUNICAÇÃO / COMMUNICATION Venue: Auditório da Parada
Moderação / Moderation: Catarina Rodrigues
Jorge dos Reis - “Erro ortográfico esplendor tipográfico – as práticas artistas e projectuais na utilização errónea do alfabeto enquanto instrumento performativo”
15:00
ID383 O pós-funcionalismo no design de interação: uma discussão de conceitos sobre uma “estética de interação” - Alex Maldonado Bernardes, Brasil
ID395 Ausência e Erro de Identificação do Designer no Cartaz de Divulgação Artística - Ana Gaspar, Portugal
ID402 Visible music - Visibility of music groups strategies through audio branding - Juan Nicolás Vásquez Talero, Elingth Simoné Rosales Marquina, Colômbia
ID416 O design como ferramenta de comunicaçãoe e estimulador de experiências sensoriais - Sérgio Filinto da Silva Cunha, Pedro Faria, João Martins, Portugal
16:00 Coffee Break
ID425 O minimalismo como resposta ao excesso visual e mental no design de moda e nas errôneas formas de consumo - Caroline Meira Nunes de Almeida, Poema Lourenzo, Maria Silvia Barros de Held, Brasil
ID426 Visual Archives in Digital Newspapers: an approach to visual lexicon in an information visualization prototype - Marta Fernandes, Bruno Giesteira, Portugal
ID440 El desarrollo de los productos de diseño como proceso - Andrea Lucía Medina Gómez, Colômbia
ID447 Interpretación erronea de los conceptos de belleza expuestos en el diseño de juguetes - Ginna Constanza Urbano Pérez, John Jairo Cardozo Vasquez, Colômbia
14:30
MODA 2 / FASHION 2 (parallel sessions) Venue: Sala dos Conselhos
Moderação / Moderation: Cláudia Pedro
ID376 Contributos do design para o resgate da tradicional renda de bilros de Peniche - Isabel Bieger, Cristina Carvalho, Gianni Montagna, Portugal
ID422 Impressão com transfer sublimático: a falha como efeito gráfico - Liliana Bellio Vieira, Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
ID428 Design de moda: do erro a uma alternativa sustentável - Camila Vitorino Marcelo, Rita de Cássia Lopes Moro, Francisca Dantas Mendes, Brasil
ID435 Ilustração de Moda, um relato da revolução digital ao retorno dos processos manuais de expressão - Lara Dahas, Maria Silvia Barros de Held, Ana Moreira da Silva, Brasil
16:00 Coffee break
ID437 Erro: o fazer artesanal isolado do design contemporâneo - “Kardume de Artesanato”/CE - Estudo de caso - Maria Sílvia Barros de Held, Brasil
ID445 Uma análise da comunicação entre uma empresa de moda e suas terceirizadas - Camila Vitorino Marcelo, Rita de Cássia Lopes Moro, Francisca Dantas Mendes, Brasil
ID446 Uma abordagem do Life Cycle Design aplicado na Manufatura do Vestuário de Moda em empresas do Brasil - Romy Tutia, Francisca Dantas Mendes, Lara Leite Barbosa de Senne, Brasil
ID455 Design e Erro na Moda – Utilização do Cobertor de Papa - Alexandra Cruchinho, Alexandra Moura, Paula Peres, Portugal
17:30
O Homem do Saco: Um saco cheio de erros - Resultados do Workshop - Luís Henriques, Ricardo Castro e Juan Yusta
Moderação / Moderation: Catarina Moura
18:00
Closing Session
Para formalização da inscrição é necessário enviar o comprovativo de pagamento por email (designa.na.ubi@gmail.com), acompanhado dos seguintes elementos:
1. Nome completo
2. Instituição
3. Profissão-Ocupação
4. ID Comunicação ou Poster, se aplicável
5. e-mail de contacto
6. NIF (Nº de Identificação Fiscal) a constar do recibo
7. Morada
8. Os estudantes devem anexar comprovativo de matrícula
PAGAMENTO - Transferência bancária a favor de:
Universidade da Beira Interior Banco: Santander
NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
SWIFT-CODE: TOTAPTPL
Valor da inscrição geral: 80 euros
Estudantes (1º, 2º e 3º ciclos): 40 euros
Contacto para inscrição
Catarina Moura (designa.na.ubi@gmail.com)
AUTORES
Os autores de comunicação aceite, a apresentar oralmente ou em poster, têm necessariamente de efetuar o pagamento da taxa de inscrição correspondente, a qual os habilita a, entre outros: (1) Constar do programa oficial; (2) Receber a documentação de apoio; (3) Obter certificado de participação; e (4) Publicar o texto no livro de atas / proceedings da Conferência.
ISENÇÕES
Estão isentos de pagamento da taxa de inscrição os membros da organização, das diversas comissões e os convidados.
ESTUDANTES
A conferência é aberta aos alunos da UBI dos 1º, 2º e 3º ciclos, que podem assistir gratuitamente aos trabalhos dos diversos painéis. Os alunos que pretendam aceder à documentação e certificados terão necessariamente de efectuar a inscrição e pagar a correspondente taxa. Não obstante, os alunos que pretendam assistir à conferência sem pagamento de inscrição, têm que efectuar o registo nos dias da conferência.
O valor da inscrição não inclui almoço nem jantar.
Coordenação Científica
Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT
Comissão Científica
Aidan Rowe . University of Alberta CA
Alastair Fuad-Luke . Aalto University Helsinki FI
Alexandra Cruchinho . ESART I. Politécnico de Castelo Branco PT
Ana Leonor Madeira Rodrigues . FA Universidade de Lisboa PT
Anabela Gradim . FAL Universidade da Beira Interior PT
Anna Calvera . FBA Universitat de Barcelona ES
António Delgado . ESAD Instituto Politécnico de Leiria PT
Cristina Azevedo Tavares . FBA Universidade de Lisboa PT
Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT
Carmen Bellido Márquez . FBA Universidad de Granada ES
Daniel Brandão . IPCA Escola Superior de Design PT
Daniel Raposo . ESART Instituto Politécnico de Castelo Branco PT
Denis Alves Coelho . FE Universidade da Beira Interior PT
Elena González Miranda . FBA Universidad del País Vasco ES
Emílio Távora Vilar . FBA Universidade de Lisboa PT
Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT
Heitor Alvelos . FBA Universidade do Porto PT
Helena Barbosa . DCA Universidade de Aveiro PT
Hélène Saule-Sorbé . FBA Université Bordeaux3 FR
Inmaculada Jiménez . FBA Universidad del País Vasco ES
Jacek Krenz . FE Universidade da Beira Interior / UTGdansk PL
João Paulo Queiroz . FBA Universidade de Lisboa PT
João Sousa Cardoso . Universidade Lusófona do Porto PT
Joaquim M. Paulo Serra . FAL Universidade da Beira Interior PT
Jorge dos Reis . FBA Universidade de Lisboa PT
Josu Rekalde Izagirre . FBA Universidad Del País Vasco/EHU ES
Madalena Rocha Pereira . Universidade da Beira Interior PT
Maria da Graça Guedes . Universidade do Minho PT
Mário Bismarck . FBA Universidade do Porto PT
Miguel Santiago Fernandes . Universidade da Beira Interior PT
Nuno Martins . IPCA Escola Superior de Design PT
Paulo Freire Almeida . EA Universidade do Minho PT
Paulo Luís Almeida . FBA Universidade do Porto PT
Raul Cunca . FBA Universidade de Lisboa PT
Regina Sanches . EACH Universidade de São Paulo BR
Rita Salvado . FE Universidade da Beira Interior PT
Rui Miguel . FE Universidade da Beira Interior PT
Sheila Pontis . UCL University College London UK
Sílvia Barros de Held . EACH Universidade de São Paulo BR
Teresa Franqueira . DCA Universidade de Aveiro PT
Urbano Sidoncha . FAL Universidade da Beira Interior PT
Comissão Executiva
Catarina Moura . FAL Universidade da Beira Interior PT
Francisco Paiva . Universidade da Beira Interior PT
Geral
designa.na.ubi@gmail.com
Comissão Executiva
Catarina Moura . catarinamoura@gmail.com
Francisco Paiva . fpaiva@ubi.pt
Secretariado
Mércia Pires +351 275242023 / ext. 1201
UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
LABCOM.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6200-001 Covilhã - Portugal (Mapa)
GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"
website / facebook
© DESIGNA 2016
Vindo de Lisboa e optando pelos transportes públicos, poderá chegar à Covilhã de comboio ou autocarro. A viagem demora cerca de 3h30 a 4h. Aqui ficam os links dos respectivos websites, para que possa consultar os horários disponíveis:
Comboio: www.cp.pt
Expresso: www.rede-expressos.pt
Tendo o Porto como ponto de partida, o autocarro é o único transporte público que faz ligação à Covilhã. A distância é relativamente a mesma.
Terá sempre a possibilidade de alugar um automóvel no aeroporto, caso esta opção lhe pareça mais conveniente. Partindo de Lisboa, o acesso à Covilhã é feito pelas autoestradas A1 e A23; vindo do Porto, pelas autoestradas A1, A25 e A23.
No que concerne a alojamento, a Covilhã dispõe de várias opções, na sua maioria bastante económicas. Sendo uma cidade pequena e segura, a Universidade da Beira Interior é facilmente acessível a pé. Abaixo deixamos uma lista de hoteis, cuja escolha teve como critério a sua localização central e a proximidade do local da conferência:
HOTEL SOLNEVEOs últimos dois (Meliá D. Maria e Hotel Turismo) não estão tão próximos, pelo que é possível que impliquem deslocação através de táxi ou autocarro. Os restantes encontram-se a uma distância de cerca de 10 a 15 minutos a pé do pólo principal da UBI.
A DESIGNA 2016 convida à submissão de propostas de comunicações inéditas com pendor seminal sobre o tema genérico da relação entre o Design e o Erro, a enquadrar nos seguintes painéis temáticos:
1. Comunicação
2. Multimédia
3. Produto
4. Moda
5. Teoria
6. Ensino
Resumo (.rtf, .doc ou .odt)
O resumo das propostas de comunicação, até um máximo de 2000 caracteres (espaços incluídos), redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que se pretende explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos e até 5 palavras-chave.
Submissão do Resumo
O resumo deve ser submetido eletronicamente, até 15 de setembro de 2016, através da plataforma de submissões da página da DESIGNA (www.designa.ubi.pt), que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a três revisores científicos sob garantia de anonimato.
Poster
Às propostas que não forem selecionadas para integrar os painéis no formato de comunicação oral, mas que ainda assim se considere que cumprem os critérios mínimos de arbitragem indicados, será dada a possibilidade de integrarem o programa da conferência no formato de poster. A data de submissão é a mesma indicada para o envio dos artigos completos.
Português, Inglês e Castelhano
Notas
1. A data limite para submissão de propostas de comunicação não será prorrogada.
2. A publicação (em suporte de papel ou digital) do livro de atas/proceedings não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além do valor de inscrição na conferência.
3. O envio das comunicações pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior.
4. A obtenção da autorização de publicação das imagens integradas nos artigos é da responsabilidade dos autores.
1. RESUMO
O resumo alargado das propostas de comunicação, até um máximo de 2 000 caracteres (espaços incluídos), redigido em português, inglês ou castelhano, deve incluir título, tema e relevância do mesmo, hipótese ou questão que pretendem explorar, quadro conceptual e metodológico, resultados previstos (sempre que aplicável), referências bibliográficas e até 5 palavras-chave. O resumo deve ser submetido electronicamente, até 15 de setembro de 2016, através da plataforma de submissões do site da DESIGNA, que lhe atribuirá automaticamente um código de identificação, a fim de ser distribuído a dois revisores científicos, sob garantia de anonimato.
2. ARTIGO COMPLETO
Uma vez aceite o resumo, o artigo completo correspondente à comunicação, a publicar nas atas / proceedings da conferência, deverá ser enviado à organização até 30 de outubro de 2016, para o e-mail: designa.na.ubi@gmail.com, nos seguintes moldes:
2.1 TEXTO - Um único ficheiro de texto referenciado com o ID de submissão, em formato .rtf, .doc ou .odt (não se aceita .pdf) com a mínima formatação e o seguinte teor:
- ID de submissão / nº de registo;
- Título do artigo; - Nome do(s) Autor(es);
- Categoria(s);
- Instituição;
- Contactos;
- Identificação do Painel;
- Abstract em Inglês (até 2 000 caracteres, espaços incluídos);
- Palavras-chave (máximo 5);
- Corpo do artigo/ Full paper (até 10 000 caracteres, espaços incluídos) em qualquer idioma de trabalho;
- Referências bibliográficas abreviadas no corpo do texto (AUTOR ano: página) e completas no final;
- Quaisquer notas aparecem no final e integram o cômputo de carateres;
- Legendas das imagens, indicando créditos, no final ou no local da respetiva inserção.
2.2. IMAGENS - Devem ser enviadas em ficheiros separados (máximo 8) ou pasta autónoma, identificadas com o mesmo prefixo do texto (ID) e numeradas em série, por exemplo: ID57-01, ID57-02, ...
3. APRESENTAÇÃO ORAL
A comunicação oral na conferência (24 e 25 de novembro) terá a duração máxima de 15 minutos, e poderá ser proferida em português ou inglês. A apresentação gráfica a projectar deve ser redigida em inglês. O material gráfico e audiovisual pode ser enviado previamente (até ao dia 21 de novembro) ou reproduzido no momento a partir de uma pen-drive.
4. POSTER
Os posters serão exibidos em formato multimédia (6 imagens .jpg) num espaço contíguo à conferência. As apresentações digitais serão temporizadas como diaporama (30 segundos por slide) e separadas por um interlúdio graficamente normalizado. O material a projectar deve ser enviado até ao dia 21 de novembro para o email: designa.na.ubi@gmail.com
_
NOTA - A publicação (em papel ou digital) não implica o pagamento de qualquer taxa adicional, além da taxa de inscrição na conferência. O envio destes elementos pressupõe a cedência tácita dos direitos de publicação à Universidade da Beira Interior, permanecendo a propriedade intelectual, para os devidos efeitos, dos autores. A autorização de publicação das imagens é da responsabilidade dos autores.
Authors:
Review & Program Committees:
Program Chair:
15/07 - 15/09: chamada de artigos / resumos
25/09: notificação aos autores
30/10: data limite para envio do artigo completo
10/11: data limite para inscrição dos autores com comunicação aceite
15/11: divulgação do programa final
24-25/11: DESIGNA 2016
24 NOVEMBRO, Quinta-feira
UBI Auditório da Parada / Sala dos Conselhos
9:00 Recepção e Registo
9:30 ABERTURA
10:00 Convidado - Nuno Saraiva
10:45 Intervalo
11:00 ENSINO, Auditório da Parada
Convidados - Sandra Neto / Miguel Santiago
11:00 TEORIA, Sala dos Conselhos
Convidada - Idalina Sidoncha
13:00 Almoço livre
14:30 PRODUTO 1, Sala dos Conselhos
14:30 MODA 1, Auditório da Parada
Lançamento de livros
16:00 Intervalo
18:30 Inauguração de Exposição
25 NOVEMBRO, Sexta-feira
UBI Auditório da Parada / Sala dos Conselhos
9:00 Abertura
9:30 MULTIMEDIA, Auditório da Parada
Convidado - Daniel Raposo
11:00 Intervalo
9:30 PRODUTO 2, Sala dos Conselhos
Convidada - Raquel Asensi
11:00 Intervalo
13:00 Almoço livre
14:30 MODA 2, Sala dos Conselhos
14:30 COMUNICAÇÃO, Auditório da Parada
Convidado - Jorge dos Reis
16:00 Intervalo
17:30 Convidado - O Homem do Saco
18:00 Encerramento